Enem é reprovado no Enem
USP - Pelo segundo ano consecutivo, o Exame Nacional do Ensino Médio levou bomba na aplicação dos Exames Nacionais do Ensino Médio. "A gente estuda, se empenha, mas temos que dar o braço a torcer: o nível dos candidatos está muito acima do normal. A cada ano, mais e mais alunos e professores desenvolvem técnicas sofisticadas para burlar as provas", reconheceu o ministro da Educação, Fernando Haddad.
O ministro apresentou estudos do IBGE, da FIESP e da CUT que comprovam que a proficiência de práticas ilegais no país cresceu 324% nos últimos anos. "Em 1986, apenas 21% dos brasileiros médios sabiam falsificar um documento. Agora, somos 85%", orgulhou-se. Haddad acredita que o sucesso se deve à difusão, nos últimos anos, dos malfeitos de políticos e ministros. “A cada novo escândalo, há o que nós, em pedagogia, chamamos de efeito de emulação. O resultado é esse magnífico desenvolvimento da sem-vergonhice no país”, explicou. Animado, Haddad aposta que, em breve, seremos o país com maior parque tecnológico para piratear CDs e DVDs.
Na tentativa de evitar novos vazamento, Haddad estuda aplicar a prova apenas para torcedores do Santos. "É mais fácil controlar e identificar culpados quando lidamos com grupos muito pequenos", explicou.
O Ministério da Educação "estuda" - sem trocadilhos, claro- a possibilidade de Tiririca corrigir a prova,e para auxiliá-lo nessa árdua tarefa, eis a trupe de assessores:
RIO DE JANEIRO - Para garantir o alto padrão de qualidade que vem caracterizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos anos, o ministro Fernando Haddad convidou Tiririca para coordenar a correção das provas. "Mais do que avaliar o conhecimento de cada estudante, precisamos prepará-los para a vida. E a vida é cheia de surpresas, injustiças e oscilações”, explicou o ministro, deixando claro que Tiririca corrigirá também as provas de inglês e francês, “idiomas que ele domina tão bem quanto o português”.
O deputado federal Tiririca aceitou o convite. "Coube a esta ironia anátema desenhar um simulacro da contemporaneidade: um mundo que nos espreita cada vez mais incontrolável e abestado. Não sei se fui levado a esta tarefa pelo inquestionável humor presente nas fatalidades ou pela reconhecida jurisprudência que tenho para tratar assuntos desta natureza", reconheceu Tiririca, citando Gilberto Gil.
Em seguida, o deputado explicou quais serão os seus critérios de correção: "Para os que receberam cartões de resposta com cabeçalhos errados, vamos aplicar o gabarito da prova do Detran de 2006. Nas provas que tinham questões faltando, desenharemos uma praia e dois coqueiros. Pelo menos, ficará mais bonito do que um espaço em branco. Por fim, o presidente Lula dará as respostas para as perguntas que continham ambigüidades. Suas respostas passarão a valer a partir do momento que forem publicadas no Diário Oficial.”
Para tornar o processo ainda mais imprevisível, Haddad informou que todas as provas oriundas do Nordeste serão corrigidas pela estudante paulista de direito Mayara Petruso.
Para completar, Vanusa foi convocada a divulgar o resultado do Exame:
RIO DE JANEIRO - Um dia após anunciar que as provas do Enem seriam corrigidas por Tirirca, o ministro Fernando Haddad deu detalhes da cerimônia que vai divulgar o gabarito do exame. "Será uma festa de celebração à pedagogia e à eficiência do nosso ministério", explicou, distribuindo, logo a seguir, três releases mimeografados nas cores amarela, azul e verde. Cada release continha uma programação diferente.
O release amarelo trazia o cabeçalho "Vamos celebrar a matemática". Segundo a programação, as atividades começarão às 17h com uma palestra sobre interpretação de texto minstrada por Gilberto Gil. Em seguida, Maria Bethânia recitará as jóias do cancioneiro do grupo É o Tchan. No final do dia, Chico Buarque será premiado.
O folheto em cor azul, com o título "Os professores da MPB", informa que as atividades abrirão com o colóquio "Aprenda matemática financeira com Paulo Maluf" e seguirá com um desafio proposto por Oswald de Souza: todos deverão calcular as possibilidades do Enem ser cancelado. A noite se encerrará com a premiação de Chico Buarque.
Vanusa foi convidada para divulgar o gabarito dos dois primeiros releases. "Para manter a espontaneidade que uma festa como esta exige, pedi para Vanusa decorar as respostas. Não dá pra ficar lendo nada ali na hora", deixou claro Haddad.
O release verde anunciava o Reveillon 2002 da prefeitura de Atibaia.
Fonte: http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald
Fonte: http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald
Nenhum comentário:
Postar um comentário