Bom dia!
Estamos no último dia do ano de 2010, que por sinal é aniversário de um de meus primos (parabéns a ele); a época na qual, sem dúvida, há várias e várias simpatias, simbologias, profecias, enfim, tudo em prol de que o ano vindouro seja muito melhor do que este que se vai.
Coincidência, acaso ou não, estava lendo a obra que leva o título deste pos, "O dia do Curinga", de Jostein Gaarder, justamente no capítulo que haverá a "festa do Curinga".
Mas, afinal, o que isso tem a ver com o último dia do ano? Trechos da Obra:
"A festa do Curinga é comemorada, portanto, a cada fim de ano. Ou a cada começo de um novo ano, se você preferir. Mas só a cada quatro anos é que se joga a grande paciência.
A vida é um grande jogo de paciência".
Neste livro, o autor faz referência a um baralho de cartas, contendo 52 + 2 Curingas.
Nossos anos possuem 52 semanas, 7 dias em cada uma delas, totalizando 364 dias. o 365º seria o último (para nós, dia 31 de Dezembro), simbolizando o Dia do Curinga.
E por que dia do Curinga? Lembremo-nos que no baralho, via de regra, o Curinga não é utilizado nos jogos, salvo em alguns. Além disso, não faz parte de nenhum dos naipes, o que o torna uma carta "especial", ao passo que dia 31 de Dezembro, o encerramento de um ano e limiar do início de outro, seria esse Curinga, um dia atípico, especial.
Ademais, os baralhos contém 2 Curingas, os quais simbolizariam o ano bissexto.
À frente, o autor define um Curinga:
"Um Curinga é um pequeno bobo da corte; uma figura diferente de todas as outras. Não é nem de paus, nem de ouros, nem de copas e nem de espadas. Não é oito, nem nove, nem rei e nem valete. É um caso à parte, uma carta sem relação com as outras. Ele está no monte das outras cartas, mas aquele não é seu lugar. Por isso pode ser separado do monte sem que ninguém sinta falta dele".
Bem, simbologias à parte, estamos num Dia do Curinga, prestes, ao mesmo tempo, a encerrar 2010 e a iniciar 2011; uma data diferente, na qual fazemos pedidos e votos a fim de que o ano que nasce seja "especial".
Fica registrado mais um conto acerca desta data. 2011 vem aí..... e que seja excelente para todos nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário