Bom dia a todos: no dia 11/11 próximo alcanço uma importante marca, completando 10 anos de Ordem DEMOLAY.
Àqueles que porventura não conheçam, ou tenham receio sobre o assunto, segue uma pequena mostra do que REALMENTE Ela é.
ORDEM DEMOLAY
Imagino que todos- ou ao menos a maioria- já ouviu qualquer menção à ORDEM DEMOLAY. Muitos são os comentários, dos mais variados tipos, inclusive jocosos, maliciosos, denegrindo a sua imagem.
A despeito disso, a instituição goza de quase 100 anos de existência, tendo sido sua 1ª manifestação em 18 de Março de 1919, em Kansas City, Missouri, Estados Unidos da América.
Vale salientar alguns nomes ilustres que fizeram parte desta honrosa Ordem: John Wayne, Walt Disney, Bill Clinton, Bob Mathias, Elmer Lower, Alvin Dark etc.
No Brasil, o 1º Capítulo fundado é o “Rio de Janeiro”, em 16 de Agosto de 1980.
A ESCOLHA DO NOME ‘DEMOLAY’
Para chegarmos a esse ponto, lembremo-nos de um dos episódios históricos mais relevantes, isto é, AS CRUZADAS, que foram, em síntese, expedições militares organizadas pelos cristãos europeus, desde o final do século XI (1095) a 1270 (sétima e oitava cruzadas).
Visando a salvaguardar os cristãos que se dirigiam à Jerusalém, a Igreja Católica sancionou uma organização denominada de ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS, cujo último Grande Mestre fora o digno JACQUES DEMOLAY (Imagino que percebamos a origem do nome da ORDEM).
No entanto, a Igreja da época manteve seus olhos nos tesouros que eram àquele conferidos pelos serviços prestados. Em 1305, o Rei Filipe, O Belo, iniciara uma perseguição aos Cavaleiros, articulando que estes eram hereges, ou seja, contrários à Igreja.
Jacques DEMOLAY e alguns Cavaleiros, em 1307, foram perseguidos e capturados, sendo jogados numa masmorra, na qual foram torturados por mais de sete anos, até que, numa SEXTA-FEIRA 13, foram eles queimados vivos.
Parênteses: a data SEXTA-FEIRA 13 ficou consagrada e conhecida até hoje por esse motivo.
Desta forma, Jacques DEMOLAY e seus companheiros tornaram-se sinônimos de lealdade e companheirismo, haja vista que se mantiveram em silêncio, não revelando o paradeiro dos demais Cavaleiros da Ordem.
PROPÓSITOS DA ORDEM DEMOLAY
Voltando à atualidade, A Ordem DEMOLAY é uma instituição que visa a formar e a preparar o caráter de jovens dos 12 aos 21 anos de idade, a fim de que possam ser melhores cidadãos e líderes no futuro, desenvolvendo o conjunto de fatores que formam a personalidade de todos os homens de bem que lutam pela emancipação pacífica e progressista da sociedade.
Em resumo, objetiva-se a formar “melhores cidadãos”, trabalhando em prol de seu país, de sua pátria.
A ORDEM DEMOLAY prega alguns preceitos ético-morais:
1) Um Demolay serve a DEUS;
2) Um Demolay honra a todas as mulheres;
3) Um Demolay ama e honra a seus pais;
4) Um Demolay é honesto;
5) Um Demolay é leal a ideiais e amigos;
6) Um Demolay executa trabalhos honestos;
7) Um Demolay é cortês;
8) Um Demolay é sempre um cavalheiro;
9) Um Demolay é patriota tanto em tempo de paz quanto em guerra;
10) Um Demolay permanece inabalável a favor da Escolas Públicas, cumprindo também as leis;
11) Um Demolay é orgulho de sua pátria, de seus pais, de seus familiares e amigos.
Algo que também não é segredo, a ORDEM se baseia fundamentalmente no respeito a SETE VIRTUDES CARDEAIS: AMOR FILIAL, REVERÊNCIA PELAS COISAS SAGRADAS, CORTESIA, COMPANHEIRISMO, FIDELIDADE, PUREZA E PATRIOTISMO.
ORDEM DEMOLAY E TRABALHOS SOCIAIS
Tudo o que foi exposto é direcionado à prática, ou seja, a ser utilizado aqui fora, perante a sociedade.
Vários são os trabalhos sociais e filantrópicos desenvolvidos, tal qual se pode perceber da imagem a seguir:
Enfim, os objetivos e finalidades são os mais benéficos e altruístas possíveis, sempre almejando à melhoria de vida na sociedade e formação de jovens com caráter voltado àquelas finalidades.
A Ordem Demolay se orgulha de possuir em seu seio membros tão "fidelis" como você, meu querido irmão! Um grande abraço e que o Bom Pai Celestial Ilumine seu caminho.
ResponderExcluir